Assim como os humanos, em determinadas situações, muitos profissionais sugerem o uso da terapia para a cura de doenças em animais. Uma das doenças que são mais presente do que imaginamos, é o estresse que nossos melhores amigos podem sofrer.
Sobretudo, após passar por um período de confinamento, os animais podem se encontrar sobre um estresse, tal qual prejudicial para a saúde de cada um.
Nesse artigo, veremos algumas táticas que podem ajudar a diminuir bastante o estresse do seu pet, para que ele viva feliz e saudável.
1. Identifique as situações estressantes: Se você mora com seu pet há algum tempo, provavelmente você já tem a capacidade de identificar as situações em que seu pet se encontra mais estressado, sejam elas as mais comuns, travões, fogos de artifício ou qualquer coisa que envolva muito barulho. São alguns exemplos de situações que podem deixar seu pet estressado.
2. Evite situações estressantes: Se seu pet não gosta de passear de carro, evite longos trajetos logo de cara. Você pode colocá-lo dentro do veículo apenas para entrar ou sair da garagem, por exemplo. Com gestos gradativos, seu amigo vai se acostumando aos poucos e logo estará preparado para uma viagem mais longa.
3. Mantenha a calma: Em vez de deixar a ansiedade e o nervosismo tomarem conta do seu pet, tente evitar o estresse antes mesmo que ele apareça. É mais fácil impedir que o seu pet fique nervoso, do que diminuir seu estado de estresse ou medo, faça assim, uma pausa e tente distrai-lo.
4. Preserve sua calma: O seu humor é algo que reflete no seu pet, ou seja, a sensibilidade é bem maior. Por isso, lembre-se de respirar fundo e manter a calma quando as situações do dia a dia acabam deixando você estressado ou com raiva.
5. Faça exercícios: Exercícios ajudam bastante os animais a liberarem energia e, a lidarem melhor com o estresse. Antes de uma situação desconfortável, faça uma longa caminhada cm seu pet, um passeio vai ajudá-lo a ficar mais calmo.
6. Aumente o som: Coloque o rádio para tocar nas viagens de carro, para assim abafar os ruídos de tráfego ou ligue a televisão para que o som ajude a distrair o seu pet do barulho exterior.
7. Dê carinho ao seu cão: Faça carinho no seu cão para confortá-lo diante de situações estressantes. Fale com voz suave, seja gentil e passe confiança para o seu pet. Isso não vai deixá-lo mimado, você estará apenas ajudando seu companheiro em um momento difícil.
8. Crie uma distração: Para encerrar a lista de táticas eficientes para espairecer o seu pet, tente criar uma distração para o seu cão. Nem sempre será possível escapar de situações estressantes, o jeito é lidar com a melhor maneira possível. Exercícios ou petiscos são alguns truques para desviar o foco dele do que está acontecendo ao redor.
É muito importante, checar a saúde mental e física do seu pet. Cuidar da saúde mental é uma forma de demonstrar cuidado e zelo pelo seu amigo, e quando o assunto é saúde, nós da Rehab garantimos os melhores tratamos disponíveis que existem atualmente. Invista na terapia para resultados a curto e longo prazo.