O que é eletroquimioterapia em cachorro?

A oncologia veterinária é uma especialidade que estuda as enfermidades neoplásticas em animais. Está em constante inovação e tem demonstrado novas possibilidades de protocolos voltados à terapêuticas antitumorais. Esses tratamentos diferem entre si quanto ao tempo de tratamento, eficácia, efeitos colaterais, reestabelecimento do paciente, segurança e tantas outras questões que são relevantes ao médico veterinário na hora de escolher qual a melhor opção para seu paciente.

A eletroquimioterapia é a associação da eletroporação com a administração de antineoplásicos tendo como objetivo aumentar a concentração intracelular do fármaco antineoplásico, elevando a resposta terapêutica do animal ao tratamento oncológico.
A eletroquimioterapia é uma opção de tratamento de neoplasias, que propõe a aplicação via endovenosa ou intralesional de antineoplásicos associados à eletroporação. Os impulsos elétricos da eletroporação provocam a desestabilização transitória da membrana celular, originando poros que facilitam a entrada desses quimioterápicos na própria célula, o que aumenta a capacidade dos mesmos de destruírem as células neoplásicas.

Além de trazer maior permeabilidade para a membrana celular, o uso de impulsos elétricos associado a quimioterápicos também reduz o fluxo sanguíneo no local do tumor, ocasionando hipóxia e maior acidez no meio extracelular, facilitando assim a necrose do tecido tumoral.

A eletroquimioterapia pode ser utilizada como tratamento alternativo ou complementar ao tratamento cirúrgico quando não há possibilidade de retirada do tumor com margens de segurança ou quando o proprietário não concordar como tratamento cirúrgico, além de apresentar um alto índice de regressão, as neoplasias tratadas com eletroquimioterapia possuem baixo percentual de reincidência ou metástases.

Fique tranquilo, a eletroquimioterapia é um procedimento seguro e eficaz e que pode ser associada a cirurgias. Em alguns casos, também é capaz de promover sozinha a remissão total da neoplasia. A técnica também apresenta outros pontos positivos, como baixa toxicidade, poucos efeitos, colaterais, baixa taxa de recidiva e ótimo custo benefício, portanto este pode ser o recurso terapêutico eleito para o tratamento de diversos pacientes, com exceção de neoplasias de origem óssea ou hematopoiéticas e também neoplasias benignas que possam ser removidas em determinado procedimento cirúrgico, sem comprometer a qualidade de vida do pet.
A Rehab entende a importância de um tratamento bom para qualquer pet, sendo a clínica perfeita para atender as urgências, e tratar com cuidado e atenção que seu pet merece.

Deixe um comentário

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?