Só quem já viu o seu animalzinho de estimação desmaiar, sabe o desespero que temos nessa hora. Para te tranquilizar nessas situações, vamos explicar detalhadamente o que é síncopes em animais, suas causas, tratamento e o que fazer quando isso acontecer.
Desde muito tempo, os pesquisadores investigam sobre as causas desses desmaios em pets, e apesar de muitos dos animais voltarem à sua vida normal após esse episódio, é de vital importância investigar e saber os motivos desse acontecimento.
Mas afinal, o que é realmente síncope? Primeiramente, chamamos de síncope quando há a perda temporária da consciência, tanto em humanos quanto em animais. Geralmente, os sentidos voltam de forma espontânea, mas essa situação pode servir como alerta, afinal é necessário investigar o seu motivo e se não existe relação com outras doenças.
Não se esqueça que as causas devem ser investigadas com um profissional e, em caso de gravidade buscar ajuda de um veterinário pode ser crucial.
O desmaio de cães e gatos acontece a partir da diminuição da oxigenação do cérebro e pode ser originado a partir de várias causas, podendo estar relacionado a problemas de saúde, veremos a seguir as causas mais comuns.
Em primeiro momento veremos o caso dos problemas cardíacos. O coração é responsável por bombear sangue para todo o corpo e tem um papel fundamental na respiração celular. Quando há problemas cardíacos, o sangue tem dificuldade em chegar a determinadas células, prejudicando o transporte do oxigênio, causando a perda dos sentidos.
Em segundo lugar, temos os tumores cerebrais. Quando há a formação de um tumor no cérebro do animal, o cérebro é pressionado dentro da cavidade craniana, dificultando que o sangue chegue a todas as células, com a ausência da circulação sanguínea e da oxigenação celular, acontece o desmaio.
No terceiro lugar, encontra-se a hipoglicemia, caso bem comum quando há queda das taxas de glicose nos animais. Usualmente acontece quando ele fica muito tempo sem comer, realiza atividades físicas até a exaustão ou, faz o uso de medicamentos que interagem com a glicemia.
Quarto lugar e o último, o stress pode ser prejudicial. Desmaiar por conta de stress é uma reação normal do corpo e, assim como um dispositivo de segurança, se o organismo se sente sobrecarregado ele “desliga” a fim de preservar a integridade física ou psicológica do bichinho.
Fique tranquilo, o tratamento é certeiro. Como normalmente o paciente é examinado em sua condição normal, ou seja, estando acordado dificilmente hemogramas e análises vão apontar as alterações. Nesse caso, tomografias, raio-x e ecocardiogramas podem ajudar no diagnóstico da causa principal.
O tratamento só vai poder ser realizado quando é descoberta a real causa do problema. Na grande maioria dos casos, em animais não cardíacos não há risco de morte e, em animais cardiopatas graves o cuidado deve ser ainda maior, seguindo á risca a prescrição do médico veterinário.
Para cuidar da saúde do seu pet e evitar, futuras complicações, conte com a Rehab para consultas periódicas. São profissionais prontos para atender a qualquer urgência.