Não existe dúvidas de que a acupuntura é uma das técnicas terapêuticas orientais mais conhecidas no Brasil. O que muita gente não sabe é que esse tratamento não restringe apenas a humanos, mas também pode ser aplicado em animais, inclusive a acupuntura veterinária é extremamente benéfica para alguns bichinhos.
Entretanto, por se tratar de um procedimento que envolve algumas picadinhas com agulha, os tutores podem ficar preocupados com a acupuntura em animais, afinal ficamos tensos só de pensar em nossos amigos peludos sentindo qualquer tipo de dor.
No Brasil, ela chegou somente no final do século passado, trazida e disseminada principalmente pelos imigrantes orientais. Sua primeira aplicação foi registrada em 1950 pelo professor Frederico Spaeth, porém somente em 1961 foi fundado o Instituto Brasileiro de Acupuntura e foi a partir dessa fundação que a técnica ganhou mais prestígio e foi difundida na medicina brasileira.
Os meridianos são canais por onde circula a energia vital do organismo. Os tecidos e órgãos internos estão ligados à superfície da pele através desses canais. Logo a aplicação, de agulhas e outros estímulos nesses pontos promovem reações tanto nos tecidos adjacentes quanto nos órgãos à distância.
Um cão saudável apresenta o fluxo de energia nesses pontos meridianos, nutrindo os órgãos e tecidos de seu organismo. Quando há bloqueios, obstrução, excesso ou deficiência de energia nesses meridianos o corpo fica propenso a problemas físicos, emocionais e de órgãos internos.
A acupuntura veterinária, através de um diagnóstico correto, poderá equilibrar os meridianos afetados, incluindo órgãos internos, tecidos moles, emocional e outros. A liberação de endorfina e cortisol causada pela acupuntura causará relaxamento muscular, melhorando ainda mais o funcionamento muscular e orgânico como um todo.
As melhorias mais comuns e perceptíveis são do fluxo sanguíneo, do fortalecimento das funções imunológicas, metais e endócrinas, na redução de dores e da melhor ativação dos processos cicatrizantes e regenerativos. Na maioria dos casos, a melhora na qualidade de vida e relaxamento do animal são significativos logo após as primeiras sessões.
Essa é uma técnica que a Rehab já desenvolve, ajudando na recuperação de diversas lesões e doenças. Aqui seu pet conta com todo o tratamento incluso, desde sessões de acupuntura até consultas com médicos, para que assim seu bichinho ficará com a saúde em dia e você livre de preocupações.