Tudo sobre osteocondrose em cães

A osteocondrose em cães é um processo patológico pelo qual o fenômeno de ossificação endocondral, ou seja, que transforma a cartilagem em osso. Sofre com a lentidão ou atraso nessa transformação da cartilagem, o que irá levar a uma reação de retenção excessiva dessa cartilagem, fragilizando a porção osteo cartilagínea do osso, e afetando por exemplo, no nosso úmero da articulação do ombro, a porção posterior da cabeça umeral.

Outras articulações além da do ombro, também podem ter seus comportamentos ósseos afetados, entre elas as articulações do cotovelo, punho, quadril, joelho e calcanhar.

Esse retardo na ossificação endocondral fará que haja uma menor resistência ao estresse mecânico nas porções ósseas afetadas com perdas de massa osteocartilaginosa. Isso por si só já basta para que ocorram fissuras no local, com o destacamento de pequenas lascas ou flaps de material osteocartilaginoso dentro da articulação.

CAUSAS DA OSTEOCONDROSE CANINA

Entre as causas estão os traumas considerados normais e os excessivos na cartilagem imatura e enfraquecida, a predisposição genética ou a hereditariedade, o crescimento e o ganho de peso rápido, o excesso de cálcio na dieta, além da possível injúria vascular nas células da epífise de crescimento do osso envolvido, um tipo de necrose avascular.

RAÇAS DE CÃES MAIS AFETADAS PELA OSTEOCONDROSE

  • Labrador Retriever
  • Golden Retriever
  • Rottweiler
  • Bernese Mountain Dog
  • Dogue Alemão
  • Sheepdog
  • Setters

COMO A OSTEOCONDROSE É DIAGNOSTICADA

Podemos diagnosticar a osteocondrose por meio do histórico do pet, do exame físico, e diversos métodos de imagem da articulação afetada. No Brasil, são muito utilizadas as imagens de Raio-X

TRATAMENTO DE OSTEOCONDROSE

O tratamento cirúrgico, por meio de artrotomia ou artroscopia, sendo feita a curetagem ou raspagem do osso subcondral no caso de osteocondrose e, a retirada de fragmentos osteocartilaginosos mais a curetagem em outro caso específico. Ainda podem ser usados regeneradores articulares como sulfato de condroitina e anti-inflamatórios no pós-cirúrgico, além de repouso de 4 a 6 semanas, sendo importante trazer o pet para exames anuais, para podemos identificar e tratar a osteoartrite, caso seja necessário.

Para acompanhamento e realizar a cirurgia se for necessário, a Rehab conta com uma equipe de médicos prontamente capacitados para atender as urgências, incluindo o pós-operatório que necessita de cuidado e atenção que só a Rehab oferece.

Deixe um comentário

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?