As doenças de pele em cães e gatos podem surgir por conta de diversos fatores, e devido a isso, elas também podem variar com o grau de periculosidade e, nem sempre são um problema muito difícil de combater. Na verdade, na maioria das vezes o tratamento é bem simples, mas o que acontece é que essas manifestações precisam ser identificadas o quanto antes, para evitar que se estendam pelo corpo do animal. E, além disso quando não tratadas de forma correta, elas podem gerar complicações, ai sim sendo necessário realizar um tratamento mais intensivo.
Por isso, sempre verifique o que está acontecendo abaixo do pelo. Quando for dar banho e penteá-lo, observe as características da pele para identificar os primeiros sintomas de uma possível condição. A mais comum entre as doenças de pele é a presença de parasitas na pele, como pulgas e os carrapatos. Esses visitantes indesejados sugam o sangue do seu pet e causam coceira, vermelhidão e pequenas feridas, em alguns casos são responsáveis por transmitirem verminoses e certas doenças.
Diante da presença desses intrusos, é preciso dar um banho com produtos específicos, assim como limpar o ambiente. E para evitar novas infestações, e recomendado usar pipetas, comprimidos orais, coleiras especiais ou sprays antipulgas e carrapatos.
SARNA
É provocada por determinado ácaro que se aloja na pele do animal, sendo apresentado em dois tipos bem comum: Sarna Demodécica, cujo principal sintoma é a queda de pelo próximo aos olhos do cachorro. Ela também desencadeia coceira e pode espalhar pelo corpo todo do pet, tal tipo de sarna não é transmitido para os seres humanos. Já a Sarna Sarcóptica, é bem mais grave que a anterior, esse tipo de sarna tem como sintomas o prurido,a perda de pelo, a formação de crostas na pele e a vermelhidão. Tal doença é considerada uma zoonose porque é transmissível para os seres humanos.
MICOSE
É causada por fungos e pode ser transmitida tanto para seres humanos quanto para outros animais que convivem com o pet, sendo o sintoma principal da micose é uma lesão avermelhada que leva à perda do pelo e vai aumentando de tamanho com o tempo, sendo essa uma das doenças de pele que se manifestam quando o sistema imunológico está baixo.
PIODERMITE
Uma compilação que acontece quando outras doenças de pele surgem e não são tratados de jeito certo. A piodermite é uma infecção provocada por bactérias e que manifesta lesões caracterizados por pele avermelhada com a presença de plus.
DERMATITE ALÉRGICA
Pode ser provocada até mesmo por produtos que você usa para dar banhos no seu pet. Também é desencadeada pelo contato com substância químicas, como produtos de limpeza. Seus principais sinais são a coceira, a pele avermelhada e as inflamações.
São várias as doenças dermatológicas que podem afetar a saúde do seu pet, por isso é muito importante fazer visitas periódicas ao veterinário, prestar atenção em horas de cuidado como o banho ou até mesmo na hora de dar carinho. A Rehab conta com uma equipe de profissionais prontamente dispostos e aptos para atender qualquer demanda de urgência. Cuide do seu pet com amor e carinho.