Você conhece as doenças cardíacas mais comuns entre cães e gatos, e apesar de os sintomas, muitas vezes, eles só surgem quando a doença já está avançada, por isso é importante sempre ficar bem atento.
Por isso, existe a necessidade de idas frequentes ao veterinário, visto que essa é a melhor forma de evitar que a doença evolua.
A melhor medida de prevenção é ter uma boas qualidade de vida com hábitos e alimentação saudável. No entanto, em alguns pets a cardiopatia ocorre por motivo de hereditariedade, devendo o tutor ficar atento ao histórico familiar de seu bicho de estimação.
Nos felinos, inclusive, as doenças cardíacas surgem de forma mais silenciosa, por isso, muitas vezes são detectadas tardiamente com um prognóstico negativo.
Confira a seguir, as condições mais comuns entre cães e gatos e suas principais características!
• Insuficiência Cardíaca Congestiva: Essa é uma das doenças mais graves que envolve o coração, sendo caracterizado por um bombeamento de sangue insuficiente e, é o estágio de descompensação do coração. Dessa forma, a tendência é o acúmulo de sangue nos vasos, dificultando o fluxo normal. O problema acaba por gerar a formação do edema em algumas regiões do corpo, que é o caso dos membros posteriores.
Quando ocorre nos pulmões, os principais sintomas são o cansaço e a tosse. Um outro sinal da presença da doença é o surgimento da ascite.
• Cardiomapatias dilatada e hipertrófica: Trata-se a respeito das enfermidades cardíacas que aparecem em cães e gatos. As raças maiores de cachorros, como o dogue alemão, labrador e entre outras bastante populares que estão sujeitas à forma dilatada. Essa doença se caracteriza pelo afinamento do músculo cardíaco e seu consequentemente enfraquecimento, que acaba por não se contrair devidamente.
• Valvulopatias: Estamos nos referindo a uma das doenças mais comuns em cães, e é diagnosticada pelo veterinário ao identificar um “sopro no coração”, sendo caracterizado por uma falha anatômica nas válvulas, que leva a um descontrole na passagem de sangue, e por consequência levar á insuficiência cardíaca.
• Dirofilariose: A doença é provocada por um verme que se acomoda no órgão e dificulta a passagem de sangue, comprometendo o funcionamento cardíaco de cães e gatos. É uma doença transmitida através da picada de um mosquito, sendo mais recorrente em pets que vivem nas proximidades ao mar, áreas endêmicas e de risco.
• Doença Valvar Degenerativa: Uma das mais comuns, onde a degeneração nas valvas cardíacas, popularmente conhecidas como válvulas, que são as estruturas que regulam a circulação sanguínea dentro do próprio coração.
Levar seu pet periodicamente para a avaliação de um veterinário, possibilita a detecção de qualquer doença existente já no inicio e, torna seu tratamento bem mais fácil e eficaz, ou seja, um diagnóstico precoce garante melhores resultados.
A Rehab disponibiliza profissionais adequados para o tratamento de quaisquer doenças que possam surgir nos pets. São profissionais altamente preparados e eficazes para qualquer doença que possa prejudicar a saúde dos nossos melhores amigos.