A ozonioterapia veterinária é caracterizada pela utilização de ozônio como agente terapêutico no tratamento de diversas patologias. O ozônio, ao reagir com os tecidos corporais, formam uma espécie de substâncias que estimulam todo o sistema antioxidante, promovendo grande liberação de oxigênio para as células.
De forma geral, a ozonioterapia veterinária melhora a circulação sanguínea, ajudando na cicatrização de feridas, na oxidação de toxinas e no tratamento de dores crônica. O gás também possui efeitos analgésicos anti-inflamatórios que aceleram a cicatrização de lesões. Além disso, em casos de dores crônicas, o ozônio é utilizado no tratamento de patologias como hérnia de disco, inflamações, neuralgias, fibromialgias e outras enfermidades como você irá acompanhar a seguir.
A ozonioterapia veterinária, pode ser aplicada em dois modos:
Local ou tópico: com injeção intramuscular, subcutânea, paravertebral, intra/periarticular, retal, vaginal, insuflação de óleo ozoniado, água bidestilada ozonizada e bolsa.
Sistêmica: através de grande auto-hemoterapia, pequena auto-hemoterapia, insuflação retal ou solução salina ozonizada.
Mas exatamente onde a ozonioterapia veterinária é indicada? Relaxa que a gente te conta. Indicada para patologias:
- Infecciosas
- Ortopédicas
- Vasculares
- Neurológicas
- Imunológicas
Os benefícios da ozonioterapia veterinária dependem da concentração da mistura de ozônio/oxigênio utilizados. Além de estimular os sistemas antioxidantes endógenos o ozônio tem vários outros efeitos interessantes. Entre eles, podemos destacar o efeito vasodilatador potente que melhora a curva de dissociação da hemoglobina com o oxigênio circulante também tem importante efeito anti-inflamatório, muito eficaz como coadjuvante no tratamento de dores crônicas.
Para você que está interessado no processo de ozonioterapia veterinária para seu pet mas ainda não conheceu nenhum lugar de confiança para deixar seu animalzinho, confie na Rehab Vetlab.